domingo, 17 de maio de 2020

Homem é preso com quase 100 pássaros silvestres dentro de reboque na BR-242



Por Juliana Rodrigues  - Um homem foi preso e quase 100 pássaros silvestres foram resgatados na última sexta (15), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 226 da BR-242, próximo a Itaberaba, na Chapada Diamantina. Os animais estavam dentro de um reboque acoplado a um carro de passeio, e cinco deles já estavam mortos.
Segundo a PRF, o acusado conduzia um veículo com placas de Itagiba e demonstrou nervosismo ao ser abordado. Os agentes aprofundaram a fiscalização e encontraram no compartimento de carga dezenas de aves silvestres das espécies azulão, cardeal, sofrê, tico-tico, papa-capim e prega. Ao todo, foram 91 aves encontradas no reboque, sendo cinco já mortas. Mais dois pássaros foram resgatados no interior do carro. Os pássaros estavam em pequenas gaiolas, em local escuro e sem ventilação, em condição de maus-tratos.
O condutor assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Segundo ele, os pássaros foram capturados na cidade de Serrolândia e a intenção era comercializá-los em São Paulo (SP), pelo valor de 20 reais a unidade. Ele também confessou que já praticou esse mesmo crime por sete vezes.
O acusado responderá por crime ambiental. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental do município, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário