sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Nunca Chame o Uber (ou 99taxi) por fora do Aplicativo! Saiba o Porquê! Garanta Seus Direitos!




Será que é uma boa ideia chamar o Uber por fora? Pode até parecer que sim, pois você ajuda o motorista que ganha mais e se ajuda porque paga menos. Mas a economia vale a pena?!Imagine a situação: você faz uma corrida com um motorista de uber, simpatiza com ele e, ao fim da corrida, ele te dá um cartãozinho e diz: Olha, eu estou sempre aqui por perto. Quando quiser fazer uma viagem é só me ligar ou mandar uma mensagem direito no whatsapp;A princípio, parece boa ideia, pois como o motorista não terá que repassar parte do valor para a Uber (99 taxi ou qualquer outra empresa que preste esse tipo de serviço), ele poderá lhe dar um desconto. Até aí bonito... mas é necessário pensar nas implicações que o direito traz para este ato.
Veja, a responsabilidade civil, no direito do consumidor, regida pelo código de defesa do consumidor, entende que, via de regra, todos aqueles que participam da cadeia de consumo respondem pelo defeito na prestação de um serviço... e de maneira OBJETIVA, ou seja, independentemente de dolo ou culpa.Imagine, então, que você sofre um acidente durante uma corrida e quebra um dos braços: fora os gastos com hospital, remédios e fisioterapia, vai ficar 3 meses sem trabalhar. E quem arca com estes gastos?
Pois bem, se você chamou o Uber pelo aplicativo, a empresa responde como fornecedora do serviço tanto quanto o motorista, portanto, você poderá processar os dois para que respondam pelos danos materiais e morais que lhe foram causados (inclusive pelo pagamento dos meses em que você ficou sem trabalhar).
E aí te pergunto: quem você vai processar, o motorista que é um trabalhador tentando ganhar a vida como você e, talvez, mal tenha condições de lhe remunerar, ou uma grande empresa que ganha por mês mais dinheiro do que você ganharia em toda uma vida?!
Ora, é claro que é a empresa!Agora, se você chamou o Uber por fora do aplicativo.... a empresa (por mais que o motorista seja "associado" a ela não responde pelo acidente!
Imagine só, ter que processar o motorista. Em primeiro lugar, com certeza dói saber que alguém que também só está trabalhando honestamente vai ter que pagar uma conta tão grande para você; Em segundo lugar, corre-se aquele risco: ganha mas não leva! Mesmo ganhando a ação, o motorista pode simplesmente não ter condições de pagar você!
Por isso, sempre, antes de pensar em chamar o motorista por fora do aplicativo, pense duas vezes!
advogado: Marcel Sanches
Ls Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário