terça-feira, 1 de outubro de 2019

Policiais civis são homenageados por vereadores em solenidade







Campo Grande (MS) - Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam policiais civis em Sessão Solene nesta segunda-feira (30), com outorga da Medalha Legislativa “Delegado de Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira". A solenidade foi proposta pelo vereador Delegado Wellington.
A comenda foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução 1.260/17, para ser concedida aos policiais civis que no desempenho das suas funções tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços à população campo-grandense.
O vereador Delegado Wellington destacou a homenagem aos policiais da ativa e aqueles que já prestaram seus serviços na instituição. “A segurança de Mato Grosso do Sul está muito bem representada pelo grau de excelência e temos hoje a segunda melhor capital para se viver em questão de segurança, todos que estão aqui fizeram por merecer, trabalham e contribuíram na história de nosso Estado”, disse.
Ele ressaltou que os policiais civis são verdadeiros anjos da guarda. “Sabemos o quanto é complexa a atividade do policial civil, que inicia antes da investigação, numa palestra, exige inteligência, competência, dedicação. Muitas das vezes, a gente com vontade de chegar em casa chega boletim de ocorrência ou alguma situação, aconteceu o crime e já começamos a investigar”, ressaltou.
O vereador Professor João Rocha, presidente da Câmara, considera justa homenagem. "Meu respeito, reconhecimento dedicação a cada um dos senhores e senhoras a nossa sociedade. Obrigado pelo trabalho que vocês prestam", pontuou.
Falando em nome dos homenageados, o delegado Jorge Razanauskas Neto, mencionou a árdua luta diária dos policiais civis e agradeceu a sensibilidade dos vereadores com a criação dessa medalha. “A Polícia Civil é a instituição que garante o direito dos cidadãos à segurança, à igualdade, à honra, à saúde pública, à dignidade, cumpre o respeito à lei e preza pela manutenção ordem, todos valores muito caros à sociedade. O pleno exercício, ou seja, a cidadania permite a prosperidade da sociedade”, destacou.
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Viera, disse em seu discurso que o objetivo comum de todos é ter uma capital melhor, que hoje já ocupa a posição de segunda mais segura do país. Ele mencionou ainda o passo a passo do trabalho dos policiais, que vai da perícia à conclusão do inquérito. E, em nome do governador Reinaldo Azambuja, agradeceu ao trabalho dos policiais civis. “Fazem esse trabalho não apenas pela sociedade sul-mato-grossense, mas por todo o País. É um momento oportuno agradecermos”, frisou.
O Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, foi representado na solenidade pelo adjunto, Adriano Garcia Geraldo, que esta entre os homenageados com a Medalha Legislativa “Delegado de Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira". O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, também esteve presente na sessão solene e foi um dos homenageados da noite.

Dia do Policial Civil
O Dia do Policial Civil é comemorado em 29 de setembro e foi incluído no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul no ano de 2013. A medalha homenageia Aloysio Franco de Oliveira, delegado de Polícia Civil e advogado, que faleceu em 2015. Em mais de 30 anos de carreira, ele ocupou importantes cargos na segurança pública, entre eles de Delegado-Geral da Polícia Civil, secretário adjunto de Segurança Pública, Coordenador-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Brasília/DF), superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre outras funções.
A abertura da solenidade contou com apresentação do músico Marcelo Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário