quinta-feira, 27 de junho de 2019

UESC APARECE ENTRE AS 150 MELHORES UNIVERSIDADES EM RANKING INTERNACIONAL


Uesc aparece em 101º em ranking do qual participaram mais de 450 universidades

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) figura na 101ª posição entre as instituição de ensino superior nos rankings universitários da Times Higher Education – Latin America 2019 (THE). Os Rankings Universitários da Times Higher Education World são as únicas tabelas de desempenho global que julgam as universidades pelas suas pesquisas em todas as principais missões – ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. No ranking nacional, a Uesc aparece na 50ª colocação.
O Latin America University Rankings do THE usa os mesmos 13 indicadores de desempenho calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, confiáveis por estudantes, acadêmicos, líderes de universidades, indústria e até governos. As ponderações são especialmente direcionadas para refletir as características das universidades de economia emergente.
Em geral, as avaliações de universidades consideram que são boas as instituições que produzem pesquisa científica robusta, recebem alunos internacionais e têm muitas patentes e prêmios. Para a nova classificação lançada pela THE as instituições de excelência são aquelas que promovem igualdade de gênero e redução de pobreza.
O ranking inédito recebeu o nome de Ranking de Impacto das Universidades”. Foi lançado pelo THE, mesmo grupo britânico que faz avaliação anual de instituições de ensino do mundo com indicadores voltados sobretudo à pesquisa científica.
Foram pesquisadas 462 universidades de 76 países que preencheram os dados solicitados pelo THE. Deste total, somente 150 são incluídas no “Times Higher Education Latin America 2019”, segundo publicação da instituição.
Na Uesc, a sistematização dos dados para avaliação ficou a cargo da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), e coordenação dos professores Leandro Lopes Loguércio e Ronan Xavier Corrêa, apoiados pelos diretores de departamentos, assessorias e demais órgãos da instituição de ensino superior. O reitor Evandro Sena Freire comemorou a entrada da Universidade no THE – Latin America 2019 como mais um estímulo aos programas de internacionalização da Uesc.
– Esse reconhecimento certamente influenciará positivamente a escolha da instituição por estudantes de pós-graduação de diferentes países da América Latina que vêm fazer seus cursos de mestrado e doutorado na Uesc – disse Evandro, que assumiu a reitoria no final de abril, após Adélia Pinheiro deixar o comando da universidade para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).
Os dados da UESC e demais universidades dos “Latin America University Rankings” podem ser acessados no link https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2019/latin-america-university-ranking

Nenhum comentário:

Postar um comentário