terça-feira, 16 de abril de 2019

Dra Bruna Grace Ferreira - Relação entre Tecnologia X Tratamento Endodôntico

A sociedade apresenta-se rodeada de tecnologias inovadoras, tendo como principal finalidade, facilitar a realização de tarefas diárias, com maior praticidade, conforto e segurança. A Endodontia, assim como a Odontologia em geral, está inserida nesse contexto, por meio da evolução dos avanços técnico-científicos conquistados nos últimos anos.
O tratamento endodôntico possui como objetivos: a remoção da área danificada ou infectada, limpeza, desinfecção e selamento, podendo apresentar a reparação e manutenção do elemento dental em função.
Os principais marcos do avanço seriam a inserção de:
· Sistemas Motorizados e Limas Rotatórias e|ou Reciprocantes: os sistemas de canais consegue obter um formato uniforme;
· Localizador Foraminal (Apical): possibilita a medição mais precisa do dente, descartando a necessidade de novas tomadas radiográficas;
· Sensor Digital (RX Digital): auxilia o diagnóstico de patologias, rapidez na obtenção de imagens e diminuição da dose de radiação;
· Microscópio: possibilita a visualização do dente proporcionando condições de análises mais detalhadas em anatomia ou casos mais complexos;
· Ultrassom: auxilia na irrigação e agitação das substâncias selecionadas para o tratamento, e em conjunto com o microscópio é possível realizar desgastes mais conservadores;
· Tomografia Computadorizada: exame auxiliar solicitado para maior segurança no diagnóstico e planejamento clínico e cirúrgico.
As diversas conquistas tecnológicas agregadas para a especialidade também alteraram os conceitos biológicos, possibilitando a finalização do caso em única sessão. Conceitos estes, que, há alguns anos eram considerados uma realidade distante, e para outros, uma verdadeira utopia.
Hoje, os pacientes em geral, estão e são conscientizados que a perda, mesmo de um único dente, pode representar um alto prejuízo a saúde bucal e geral. Cabe a cada profissional, através da individualização do caso, considerar nível de riscos e/ou benefícios, vantagens e desvantagens, e assim estabelecer o momento correto de sua indicação.
Sendo assim, o procedimento executado cumprindo todas as etapas clínicas, o comprometimento do paciente ao acompanhamento clínico (ckeck up) e principalmente a correta higienização bucal consegue garantir um prognóstico favorável e a completa satisfação profissional e paciente.
Dra Bruna Grace Ferreira é especialista em Endodontia e Odontologia Geral e atende nas Clínicas Odontoface- Itabuna e Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário