terça-feira, 26 de março de 2019

Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Itabuna em pauta com o Ministro da Saúde

A Dra. Teresa Cristina, médica responsável pela oncologia pediátrica da Santa Casa, participou de uma visita ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último dia (14), em Brasília. 
O encontro foi agendado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, e pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. O objetivo da visita foi mostrar a realidade do Brasil em relação a oncologia pediátrica, as suas dificuldades e as propostas de melhorias para que se possa avançar nas taxas de cura da criança com câncer no país.
 “Foi apresentado ao Ministro da saúde, as duas grandes instituições que representam a oncologia pediátrica, a CONIACC e a SOBOPE”, disse. Segundo a médica, nesse primeiro momento, Mandetta comentou que está conhecendo a situação atual da saúde no Brasil. “A ideia do ministro, é de chamar essas entidades responsáveis para trabalharem em conjunto, uma vez que ele percebe uma dificuldade grande de contratação de novos profissionais. Ele pretende fazer essas parcerias em prol da melhoria dos serviços e a gente coloca essa possibilidade de contribuir na formulação de políticas públicas para a questão da oncologia pediátrica”, disse. 
Teresa, que foi presidente da SOBOPE por dois mandatos e está atualmente na diretoria da CONIACC, voltou bastante otimista com relação ao que foi abordado durante o encontro. “Eu achei muito positivo pelo perfil do ministro, por ser médico ortopedista pediátrico e ter uma visão de gestão da área de saúde. Ele tem uma visão empresarial para o ministério”, destacou. A intenção do ministro é que toda a oncologia e toda a área de saúde trabalhe na forma de protocolo e para ela é importante saber que o governo que vai dar ênfase à qualidade do atendimento e à mensuração, além das propostas de estudos epidemiológicos na área da oncologia pediátrica e da saúde de um modo geral. “Ele tem noção das dificuldades em nível de hospital e de saúde e dos desafios que são necessários para mudar essa realidade. 
Para a Santa Casa que é uma instituição que tem um atendimento amplo e de qualidade em oncologia aqui na região, esse encontro só veio somar para a instituição”, concluiu. 
A Santa Casa é referência nos serviços de Radioterapia e Oncohematologia Pediátrica através dos serviços do GACC Sul Bahia. O ambulatório de Oncologia Pediátrica, localizado no Hospital Manoel Novaes, foi destaque em 2017 com o programa de educação continuada no qual as enfermeiras, juntamente com a equipe da UTI Neonatal foram habilitadas à passagem do PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), melhorando a assistência e proporcionando conforto aos pacientes em tratamento. 
A instituição também conta com a Unidade de Quimioterapia, localizada no Hospital Calixto Midlej e dispõe de uma equipe multiprofissional que atende com qualidade e profissionalismo o paciente oncológico SUS e convênios de 123 municípios da região. 
Em 2017, foram realizados 29.654 atendimentos pelo SUS, 1.317 foram convênios na unidade quimioterapia do Calixto e 8.059 atendimentos pelo SUS e 372 foram convênios na unidade do Novaes. SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA Rua Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário