sexta-feira, 22 de março de 2019

MERCIA MARGOTO RECEBE COMENDA OTACIANA PINTO - MÉDICA TEM ATUAÇÃO NA SANTA CASA, UESC E FAC. SANTO AGOSTINHO

O Legislativo de Itabuna vai homenagear 19 mulheres com a Comenda Otaciana Pinto. Entre elas, destacamos duas mulheres atuantes da Santa Casa: a médica Mércia Margotto, que é presidente das Irmãs Auxiliadoras, indicada pelo vereador Robson Sá pelos serviços prestados a Itabuna na área de saúde, e a enfermeira do setor de transplantes, Patrícia Betyar, indicada pelo vereador Beto Dourado, que há 23 anos é colaboradora da nossa instituição e há 30 anos desenvolve um trabalho voluntário de assistência à comunidade do Bairro Fonseca.
Patrícia comenta que se sente grata pela indicação e muito feliz. “Gratidão ao convite do vereador Beto Dourado pela homenagem aos anos de serviços prestados à Itabuna e pela oportunidade de fazer parte da família Santa Casa”, diz. Já a Dra. Mércia sentiu-se honrada com a homenagem pelo fato de ser médica e professora, um trabalho similar ao que Otaciana Pinto desenvolveu como parteira e professora.”A educação é o instrumento de evolução do ser humano”, fala.
As indicações foram aprovadas em sessão secreta, como manda o Regimento da Casa, com quórum qualificado, com 2/3 dos vereadores no dia 12 de março e a honraria será entregue hoje(20) na AABB, no bairro São Judas. Entre as homenageadas deste ano figuram personalidades que atuam no ramo empresarial, como Mônica Burgos (criadora da empresa Avatim Cheiros da Terra) e que desenvolvem trabalhos religiosos e sociais, como dona Geni Carvalho de Góes, no bairro Vila Zara.
A Comenda Otaciana Pinto, instituída em 2001 pelo Legislativo itabunense, faz menção à ex-vereadora (de dois mandatos), professora e parteira Otaciana Pinto (falecida em 1987). “Mãe Otaciana”, como ficou conhecida, teria realizado mais de 10 mil partos caseiros em Itabuna, registrando todos os nascimentos.
Karina Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário