segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Endoscopia e colonoscopia: saiba para que servem e como se preparar para os exames

De acordo com o Dr. Fabrício Matos, cirurgião geral, coloproctologista e endoscopista da Santa Casa, através da endoscopia digestiva pode-sefazer uma série de diagnósticos e investigação da maioria das doenças do aparelho digestivo, a exemplo da dispepsia, epigastralgia e doença do refluxo gastroesofágico, muito comum hoje na população. “A endoscopia é usada, principalmente na prevenção e diagnóstico do câncer de estômago e esôfago. Em alguns casos, até o tratamento”, comenta.
O exame de colonoscopia é indicado no diagnóstico, prevenção e tratamento de várias doenças do intestino grosso, como as doenças inflamatórias intestinais e doença diverticular.
Segundo o especialista, o principal foco é procurar os pólipos colônicos, que são as lesões pré-cancerígenas. Uma vez retirados, é possível evitar a progressão dessa lesão que poderia se transformar em um câncer. “Através da colonoscopia, fazemos um diagnóstico precoce de câncer colorretal (cólon, intestino grosso e reto), podendo ainda ser feito o tratamento”, acrescenta.
O exame de endoscopia é realizado com uma sedação do paciente, que fica um pouco sonolento, mas é um procedimento rápido. A colonoscopia pode ser feita com uma sedação um pouco mais profunda ou uma anestesia geral venosa.
No entanto, o médico destaca que é fundamental um preparo prévio para os dois tipos de exame. “Para fazer a endoscopia é necessário que os pacientes fiquem algumas horas em jejum. Já a colonoscopia é preciso preparar o intestino. Na véspera do exame, o paciente toma algumas medicações laxativas para poder limpar bem o intestino a fim de visualizar as lesões que a gente procura”, explica. Embora possa ser um tanto desconfortável, o paciente se recupera de forma rápida, com uma boa hidratação.
Matos comenta que esses são, atualmente, os principais exames das especialidades das doenças do aparelho digestivo, gastroenterolgia e cirurgia do aparelho digestivo. “Hoje há uma demanda muito grande. Recomenda-se hoje que todas as pessoas a partir de 45 anos devem fazer uma colonoscopia, como forma de prevenção do câncer de cólon/intestino”, cita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário