quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Prefeito, moradores e comerciantes das avenidas ACM e Litorânea discutem mobilidade urbana

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, discutiu com moradores e comerciantes das Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Bairro Malhado, ideias que possam colaborar com o projeto de requalificação e mobilidade urbana na localidade. A reunião aconteceu na tarde de ontem (22), no auditório do Centro Administrativo, no Bairro da Conquista, com o objetivo de compartilhar e ouvir sugestões em torno da intervenção.
Atualmente, as duas principais avenidas do Malhado funcionam em mão dupla. De acordo com o novo projeto, as vias paralelas terão sentido único e fluxo oposto, numa tentativa de desafogar o trânsito da região com a chegada da nova ponte que vai ligar o centro da cidade com o bairro Pontal.
Mão única– Segundo o planejamento, as áreas em estudo integram o ‘coração da cidade’, onde há intensa circulação de pessoas e veículos. Foram feitos estudos para a construção do desenho urbanístico desenvolvido pelo núcleo de projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes). O projeto prevê que a Avenida ACM seguirá apenas no sentido Sul, enquanto a Litorânea fará o trajeto contrário. As artérias contarão com corredores de ônibus, 2,5 quilômetros de ciclovias, iluminação moderna, construção de bolsões de estacionamento públicos.
O arquiteto Alexandre Amorim relata que todas as avenidas da cidade possuem mão dupla e isso acaba tendo pouco espaço para fluidez e continuidade no trânsito. “Dentro dos estudos do sistema viário, somados ao sistema de transporte público com as demandas da sociedade, compomos um projeto macro para aquela região. A primeira etapa sairá do Parque Infantil e culminará na Avenida Petrobrás com a ACM, totalizando o primeiro trecho com um sistema binário”, explica o arquiteto urbanista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário