sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Instalada a Comissão Permanente de Controle Interno em Ilhéus

Cumprindo o programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno Municipal estabelecido no Plano Plurianual Ilhéus 2018-2020, a Controladoria-Geral do Município instalou, na tarde de ontem, 10 de outubro, a Comissão Permanente de Controle Interno do Município de Ilhéus, denominada COPECI. Trata-se de um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa para o sistema de controle interno do Executivo Municipal, vinculado à Controladoria-Geral.
A finalidade da COPECI é cooperar para a promoção da normatização, sistematização e padronização dos procedimentos operacionais das unidades administrativas dos órgãos e entidades, norteadas pelas boas práticas de governança no setor público.
COPECI – A comissão havia sido constituída pelo Prefeito, no ano passado, por meio do Decreto n. 129 de 17 de novembro de 2017, publicado na edição nº. 180 do Diário Oficial do Município de Ilhéus de 20/11/2017. É composta por nove membros, dentre os representantes Controladoria-Geral do Município (CGM), Gabinete do Prefeito (GABIN), Procuradoria-Geral do Município (PROGER), Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Administração (SEAD), Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES).
As boas práticas de governança no setor público propostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2014, compreendem essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Cada vez mais, a sociedade tem demandado aos governantes a racionalização dos gastos públicos, equilíbrio fiscal, estabilidade monetária e investimentos em infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, habitação e segurança. A boa governança de organizações públicas contribui para a superação desses desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário