quarta-feira, 17 de outubro de 2018

China planeja lançar no espaço 'lua artificial' para iluminar cidade



Lançamento está previsto para o ano de 2020. Dispositivo teria iluminação oito vezes superior à Lua

No ano de 2020, se depender da China, teremos uma espécie de Lua artificial para iluminar uma cidade. Segundo informações do jornal oficial Diário do Povo, citando fontes da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, o país tem planos de lançar um satélite projetado para complementar a luz da Lua durante à noite. A expectativa é que o dispositivo tenha uma iluminação oito vezes superior à Lua natural, algo que seria o suficiente para substituir as luzes da rua.
O projeto não é de hoje. Ele começou há anos, mas somente agora tomou forma graças ao avanço da tecnologia. A previsão é que a lua "de mentira" ilumine uma área com um diâmetro de 10 a 80 quilômetros na cidade de Chengdu. 
E como surgiu a ideia de colocar um satélite de iluminação sobre uma cidade chinesa? De acordo com o jornal local, a inspiração veio de um artista francês que imaginou colocar uma fileira de espelhos sobre a Terra para conseguir refletir a luz do sol nas ruas de Paris durante todo o ano.
Um dos diretores do projeto explicou que a luz do satélite é similar ao brilho do entardecer, o que não influenciaria nos hábitos da fauna local. Seu depoimento veio depois de pessoas da região questionarem os impactos de um projeto que foge à naturalidade e que poderiam causar efeitos adversos na rotina diária de certos animais e na astronomia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário