quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Buscas por 'fascismo' na internet disparam às vésperas das eleições



Em meio a tanta polarização no debate político destas eleições, brasileiros recorrem aos motores de busca da internet para terem uma melhor compreensão das pautas trazidas entre posts e fake news. Levantamento realizado pela empresa global de marketing digital, a SEMrush, confirma que a busca dos brasileiros por termos relacionados à política deu um salto neste ano. O estudo analisou alguns dos termos mais buscados entre setembro de 2017 e setembro de 2018.
Segundo a pesquisa, o brasileiro se mostrou mais engajado em procurar saber os significados de palavras muito mais utilizadas desde a disputa pela corrida presidencial, como "fascismo", "comunismo", "socialismo" e "democracia".O termo "fascismo" foi o campeão: as buscas cresceram 643% em 12 meses. Em outubro de 2017 eram 60,5 mil buscas mensais, enquanto no mesmo período de 2018 foram 450 mil. "Comunismo" e "Socialismo" também tiveram alta nas buscas, com 232% de aumento no último ano. Já a busca pela palavra "democracia" é a que menos registrou crescimento, com aproximadamente 171%.
Já o termo "direitos humanos" apurou um crescimento tímido de apenas 22% no último ano, mas com um número expressivo de buscas, cerca de 135 mil apenas em setembro. A curiosidade sobre "feminismo" aumentou consideravelmente no último ano, com 232% de crescimento e mais de 200 mil buscas no último mês. Também foram expressivos os índices que revelam o aumento de procuras para "corrupção" e "ditadura", ambos terminaram o mês de setembro com 60 mil pesquisas, enquanto que no mesmo período ano ano passado, as buscas representavam 40 mil e 27 mil, respectivamente.
Na visão da empresa responsável pelo estudo, esses dados são fundamentais para entender o comportamento dos eleitores, já que muitos optam por pesquisar conceitos que podem interferir diretamente no resultado e consequências da eleição.
Na lista abaixo, confira o crescimento das buscas por termos relacionados a política, de acordo com a pesquisa da SEMrush
Fascismo: 643%
Comunismo: 232%
Socialismo: 232%
Democracia: 171%
Direitos humanos: 22%
Feminismo: 232%
Corrupção: 49%
Ditadura: 123%

Nenhum comentário:

Postar um comentário